Morador da Rua Izabel A Redentora desde 1985, o síndico Pedro Obladen acompanha a implementação de novas calçadas em frente aos prédios. “Nós temos aqui muitos moradores idosos. Por mais que cuidássemos das calçadas antigas, quebravam pedaços e ficava perigoso. Vai ficar muito melhor”, afirma.
As novas calçadas já tiveram suas obras iniciadas nesta semana e devem continuar nas semanas seguintes. Lídia Inkote, comerciante da Rua Paulino Siqueira Cortes, havia feito ela mesma a calçada da frente da loja com seu próprio investimento, mas elogia o novo calçamento. “Se é uma melhoria, nós ficamos satisfeitos. A calçada nova está ficando muito bonita”, afirma.

Calçadas novas sendo implementadas na Rua Paulino Siqueira Cortes
Estão recebendo as novas calçadas nesta semana as ruas João Angelo Cordeiro, Paulino de Siqueira Cortes, Izabel A Redentora e XV de Novembro, esquina com a Av. das Torres. Nas próximas semanas serão iniciadas as obras nas ruas Passos de Oliveira, Senador Souza Naves, Zacarias Alves Pereira, Pe. Bittencourt, Scharffenberg de Quadros, Sete de Setembro, Joaquim Nabuco e Mal. Deodoro da Fonseca.
O novo pavimento a ser implantado, conforme explica o diretor do Departamento de Viação da Prefeitura de São José dos Pinhais, Hugo Myszkovski, é de blocos de concreto, conhecidos como paver. No caso de necessidade de obras nas calçadas, opaver não precisa ser quebrado, é apenas retirado e inserido novamente em seguida.
Conforme explica Lilian Ferri, arquiteta do Departamento de Planejamento Territorial e Urbano, a escolha das calçadas a serem revitalizadas nessa primeira fase está relacionada a fatores como a intensidade do fluxo de pedestres, a existência de equipamentos de grande porte e pontos de parada do transporte coletivo, bem como pisos danificados e larguras inadequadas. “Exemplo é a calçada da Rua Dr. Claudino dos Santos, que foi revitalizada há poucos meses devido ao aumento da circulação de pedestres após a implantação do novo terminal de transporte coletivo”, explica.
A Secretaria Municipal de Urbanismo foi responsável pela elaboração do planejamento das obras, e levou em conta os preceitos de acessibilidade universal, como a adoção de larguras e inclinações adequadas para a faixa livre (faixa exclusiva de circulação de pedestres), opção por pisos regulares e antiderrapantes, tratamento de desníveis e implantação de rampas de acessibilidade nas esquinas. “Dessa maneira, são atendidas também as diretrizes constantes na NBR9050, Norma Brasileira que trata da ‘Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos’”, detalha Lilian.
Fonte: BlogSJP