No próximo mês está previsto o início da licitação para contratação de uma empresa que irá prestar serviços de transporte público na cidade de São José dos Pinhais. O maior benefício desse processo é a integração com as linhas de Curitiba, porém o projeto é mais amplo e muito mais será feito.
Uma das obrigações da empresa vencedora do processo licitatório é a implementação de novas tecnologias nos ônibus para melhorar o desempenho operacional do veículo, o que dará mais segurança e conforto para o usuário. Com isso, todos os ônibus deverão ser equipados com GPS e sistema de câmeras.
Com o auxílio do GPS instalado será possível rastrear o veículo, possibilitando à Central de Operações das empresas melhor distribuição das linhas. Além disso, as informações também ficarão disponíveis para os usuários, fazendo com que ele saiba, por exemplo, que horas o ônibus passará no ponto.
Já as câmeras deverão estar instaladas no interior e na parte frontal. Haverá aparelhos de televisão, em que serão repassadas informações sobre o próprio transporte público e demais conteúdos de utilidade pública. Também serão instalados dispositivos para impedir o deslocamento do veículo com as portas abertas, de comunicação online com a garagem e o Centro de Controle de Operações (CCO) e de segurança para armazenamento de valores (cofres).
Fonte: Olhos do Povo
