O abandono de animais é um problema por aqui e pelo Brasil todo, pois coloca bichos e cidadãos em risco. O tema sério é abordado, porém, de maneira leve e divertida pelo espetáculo infantil Dito e Feito, encenado pela Companhia do Intérprete.

Atores vão ajudar a conscientizar crianças.

O espetáculo Dito e Feito é fruto de um programa de conscientização sobre o controle populacional e a guarda responsável de cães e gatos promovido pela Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Pinhais. Na cidade, a população animal atinge um índice de um bicho para cada três habitantes, quando a proporção máxima recomendada pela Organização Mundial da Saúde seria de um animal para cada dez habitantes.

Segundo estimativa da Secretaria do Meio Ambiente, 80% dos bichos de rua possuem um dono para o qual voltam esporadicamente. “O desafio é conscientizar as pessoas a manter esses animais em casa, assim como fazer a castração, para que a população animal seja controlada”, diz Edilaine Vieira, secretária municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais.

A secretária espera que o espetáculo Dito e Feito faça pais e filhos refletirem mais antes de adotar cães e gatos. “As pessoas não pensam no trabalho que terão depois. Não é por acaso que aumenta o número de bichos na rua logo após datas como Natal e Dia das Crianças.” O ator e produtor Helder Miranda observa que mesmo animais de raça são frequentemente abandonados. “As pessoas compram ou adotam por impulso, mas depois largam quando percebem que terão que gastar dinheiro com vacina e ração”, ressalta Helder.

Para ajudar no controle populacional de animais de estimação, a prefeitura, inclusive, criou o Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina, que oferece castração gratuita aos cães e gatos. Jefferson Marques, que tem duas gatas, dá os parabéns à prefeitura. “A castração custa mais ou menos 250 reais, quase 500 reais para castrar as duas. A prefeitura fazendo isso é um benefício para a população”. Desde o início do projeto, já foram operados mais de 1.000 animais.

Em Dito e Feito, as crianças acompanham a história do menino Oscar, interpretado por Luann Vianna. Após ganhar um cachorro da sua mãe (Elizabeth Oliveira), ele percebe que o cãozinho Dito possui um problema de locomoção. Abandonar o bichinho, tal como aconselha o amigo Pedro (Valter Dorte) ou amá-lo assim mesmo vira o seu grande dilema.

A estreia de Dito e Feito acontece com entrada franca no dia 2 de setembro, às 17h, no teatro Leopoldo Scherner, localizado no campus da PUC-PR em São José dos Pinhais. Já as demais apresentações, que vão até o dia 17 de setembro, serão restritas às escolas da cidade.

 

Fonte: Metrópole