Ônibus da Secretaria do Meio Ambiente é abastecido com biodiesel. | Foto: Sérgio Sabino

Crianças de São José dos Pinhais estão aprendendo que o óleo de cozinha usado pode se transformar em energia, em vez de ser descartado incorretamente para poluir a água dos rios e córregos. A ação faz parte do Programa Municipal de Coleta, Tratamento e Reciclagem do Óleo Vegetal, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhais. O Programa foi iniciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em outubro de 2010 e, desde então, foram coletados cerca de 900 litros de óleo vegetal. A população pode fazer o descarte em um dos 13 pontos de coleta espalhados pelo município ou juntamente com os resíduos recicláveis separados no lixo doméstico. Para isso, deve ser armazenado em garrafas PET, de preferência transparentes, para facilitar a identificação.

O óleo vegetal coletado é encaminhado para a Central de Triagem e Valorização de Resíduos Recicláveis do município, e de lá é repassado semanalmente ou a cada 15 dias (conforme a demanda) ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), onde é transformado em biodiesel. “Descartado incorretamente, o óleo de cozinha é extremamente prejudicial ao meio ambiente; contamina o solo, o lençol freático, ou seja, só existem malefícios”, afirma a secretária municipal do Meio Ambiente, Edilaine Vieira. Além disso, o costume das pessoas de jogar o óleo na pia encarece o tratamento do esgoto.

A partir das próximas semanas, os alunos das escolas municipais vão receber orientações sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha e de como ele pode ser reaproveitado. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente vai estender os pontos de coleta a todas as escolas e incentivar que os alunos tragam o material através de um concurso.

A escola que arrecadar a maior quantidade de óleo no mês poderá levar os alunos a um passeio com o ônibus movido a biodiesel a qualquer local que escolherem, em São José dos Pinhais ou na Região Metropolitana de Curitiba. O ônibus a biodiesel é utilizado também para levar as turmas das escolas ao Horto Municipal, complexo ambiental localizado no Parque de São José dos Pinhais. O espaço conta com uma estufa com variedade de plantas, Jardim das Sensações e estação de tratamento de esgoto. A finalidade do complexo é promover a educação ambiental e despertar nas crianças o interesse e o carinho pela natureza.

Serviço: A agenda de visitas do Jardim das Sensações e do Horto já está aberta. Para agendar uma visita de escolas, o telefone é o 3398-2762.

 

 

Fonte: Sysmex